sábado, 14 de janeiro de 2012

"Ayurveda a ciência que traz luz à vida"

Amigos, inicio um ciclo de publicações sobre meu trabalho com Ayurveda, que é a paixão da minha vida! Luz do meu trabalho, respeito pelo próximo, dedicação ao enfermo, sabedoria na arte de viver bem. Ayurveda é o nome dado ao conhecimento médico desenvolvido na India há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da humanidade. Ayur significa Vida e Veda significa conhecimento ou ciência. É uma medicina oficial na India, tornando-se difundida no mundo como uma técnica eficaz de medicina tradicional. A Medicina Ayurveda originou-se no desenvolvimento das Medicinas Tradicionais Chinesa, Árabe, Romana, Japonesa e Grega. Para o Ayurveda, a doença é muito mais do que a manifestação de sintomas, ela vai além, por ser uma ciência integral, ela compreende que antes da doença manifestar-se, ou ser percebida, ela já tinha se iniciado mesmo antes de aparecer um sintoma. O objetivo do Ayurveda, é manter a vida humana no seu nível mais elevado em termos físicos, mentais e espirituais. Realizar um tratamento ayurvédico, significa equilibrar a (homeostase) estabilidade do corpo. No Ayurveda a causa da doença encontra-se no desequilíbrio que pode pode provir de uma atitude negativa em relação à vida, ou pode expandir-se no espírito, onde o germe da doença pode-se encontrar oculto na região mais profunda do inconsciente, sob forma de cólera, medo ou fixação. No Ayurveda entende-se que há uma ligação direta entre:

ALIMENTAÇÃO, HÁBITOS, AMBIENTE E OS PROBLEMAS EMOCIONAIS

NAMASTÊ

 Dia 15/01/2012
Mente e Corpo fazem parte de um sistema único, são formados de uma única matéria que manifesta em 5 energias ou estados:
ÉTER E AR  =  ENERGIA VATA
ÁGUA E FOGO  =  ENERGIA PITTA
TERRA E ÁGUA  =  ENERGIA KAPHA
Estes são denominados os DOSHAS OU BIOTIPOS  de cada ser humano.
Estes doshas expressam características únicas em cada ser humano, e cada um também possui os 5 elementos. Em proporções variadas. Sendo assim não existe um ser humano igual ao outro. Porquê tratá-los de forma igual?
Nas terapias ayurvédicas utiliza-se algumas abordagens com:
Plantas medicinais, dietas apropriadas para cada Dosha, jejum, yoga, rotinas diárias, exercícios físicos e respiratórios aromaterapia, massagem, marmaterapia, shirodara,  psicologia, gemoterapia (tratamento com metais e gemas) e cirurgia.
No tratamento Ayurvédico  a abordagem mais utilizada é a massagem, mas sempre atuando em conjunto com as outras técnicas de tratamentos.
Conhecer seu Dosha, é algo maravilhoso, é saber o que te faz bem...o que te faz mal. Assim fica mais fácil em manter a saúde em equilíbrio.


 Dia 20/01/2012 


 Antes de conhecer os Doshas, vamos falar um pouquinho sobre o:      
                            “Sopro da Vida”...  “Prana”.
Habitualmente não temos o costume de observar nossa respiração. Em verdade nossos olhos estão voltados para fora...e se perdem no que está dentro. E essa percepção precisa ser desenvolvida.
Observe por um momento a sua respiração...você já ouviu o som dela?...como  está o fluxo dela?....
Você nem percebe....é um fluxo natural...ele entra e sai....sem nem mesmo você perceber.....E esta é a força vital pela qual você vive. Você quer viver intensamente como quer respirar, e quando estamos resfriados, ou com rinites e nossas narinas estão obstruídas, sentimos imediatamente a dificuldade. Então começamos a piorar as coisas, e respirar pela boca. O que é um erro! O correto é limpá-las e desobstruir.
A respiração bucal impede a formação da pressão ideal no interior dos alvéolos pulmonares para a perfeita assimilação do oxigênio, o ar inspirado pela boca não será filtrado. As fossas nasais filtram e aquecem o ar até a temperatura ideal.
É preferível respirar devagar do que rápido, exceto em alguns casos de extrema necessidades, pois o ar que entra rápido, certamente não será devidamente aquecido. A respiração lenta aquieta o bio-ritmo cardíaco e aquieta também as ondas cerebrais. Favorece a oxigenação sanguínea porque dá mais tempo aos pulmões de realizar as suas trocas gasosas (sangue venoso transforma-se em arterial).
Quando uma pessoa está tensa, nervosa, exaltada,  falamos: Calma! respira! e nem sabemos porque! só agimos por intuição da vida! Assim como a respiração.
Vamos começar a treinar?  hoje mesmo? aquietar-se...só um pouquinho! e inspirar, permitir que seu corpo seja agraciado com essa sua atitude.
Bom dia à todos.


Dia 23/01/2012

AMIGOS....O QUE AUMENTA SUA VITALIDADE?.....

Não vou cogitar sobre as coisas que podem aumentar a sua vitalidade, senão as que aumentam a vitalidade de fato!

1- Atividades físicas adequadas: sei que muitos acham que caminhar é um grande exercício, mas creio que isso é consideração de quem acha que o mínimo é o bastante. NÃO! não é o bastante!

Gostaria de considerar que só caminhar não é, em absoluto, um ótimo exercício físico, senão, o mínimo, porque em condições normais, aquele que nem caminhar pode, seria considerado um doente.
Então, quando se fala em trabalhar o corpo quer dizer outras atividades específicas além de caminhar.
O corpo humano tem recursos, possibilidades e poderes que as pessoas que não o colocam em contato com estas atividades e outros, não conseguem acreditar.

Muita gente sedentária, acha que ter dores no corpo, cansaço, má digestão, mal estar, e outros, sejam sintomas comuns! Mas, para as pessoas saudáveis estes sintomas são raros.
Deve-se sempre procurar orientação de um profissional da área da saúde, seja ele um TERAPEUTA AYURVÉDICO ou um INSTRUTOR de YOGA!
O Yoga por exemplo, sem ser esporte nem arte marcial, porque é uma filosofia; ele possui inúmeras técnicas corporais, sendo excelente para fortalecer a musculatura sem deixar os músculos "rígidos", trabalha o sistema nervoso, glandular, respiração, flexibilidade, concentração e alongamento muscular.

E por onde entra nossa VITALIDADE ?????
BOCA (alimentos)...PULMÃO (respiração)... PELE ( maior órgão do nosso corpo) e PSIQUISMO (emoções, stress...)

Realizar a prática completa nestas quatro condições, é VITAL ao seu corpo!
Consulte um Terapeuta Ayurveda e um Instrutor de Yoga.
Um abraço e bom caminhar...exercitar...alongar...respirar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário